Recorde cai, mas torcida do São Paulo mantém marca invejável de público no Morumbi aos finais de semana

Apaixonados torcedores tricolores marcam presença histórica nas arquibancadas

A tradição de públicos acima de 30 mil pessoas nos jogos do São Paulo no Morumbi ganhou destaque ao longo dos anos. Mesmo que na última quinta-feira (27/6) apenas 28.008 torcedores tenham comparecido para assistir à vitória sobre o Criciúma, desde janeiro de 2023, a média tem se mantido constante nos 26 jogos realizados aos fins de semana na casa são-paulina.

A exceção aconteceu na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, em outubro de 2022, quando os números não atingiram essa marca. Considerando como base o mínimo de 20 mil espectadores, a sequência se estende para 42 partidas, desde janeiro de 2022, contra o Ituano, período em que as restrições de capacidade foram impostas devido à pandemia.

Excluindo os jogos impactados por medidas restritivas ou realizados sem a presença de torcedores, a última vez que o Morumbi recebeu menos de 20 mil pessoas em um sábado ou domingo foi em novembro de 2019, no confronto contra o Athletico-PR, válido pelo Brasileirão.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Antes da última partida, a menor presença de público em um jogo do São Paulo em seu estádio ocorreu na derrota para o Fortaleza, em 20 de setembro do ano passado, com 24.777 torcedores presentes no Morumbi.

No meio dessa trajetória marcante, destaca-se a vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino, em 8 de novembro do ano passado, com a presença de 11.948 pessoas, embora tenha sido realizada na Vila Belmiro, estádio rival do Santos e com capacidade inferior.

Nos 23 jogos disputados em casa na série, o São Paulo atraiu mais de 1,05 milhão de espectadores, gerando uma renda líquida de R$ 61,6 milhões.

O recorde da presença da torcida são-paulina continua em alta, com 43 jogos consecutivos no Morumbi tendo pelo menos 20 mil pessoas presentes, desde a vitória sobre o Puerto Cabello, em 18 de abril do ano passado, pela Copa Sul-Americana.