O treinador Luis Zubeldía suspenso para partida do São Paulo contra o Red Bull Bragantino
Expulso por exceder os limites da área técnica na vitória do São Paulo sobre o Athletico-PR por 2 a 1 na quarta-feira passada, Luis Zubeldía não poderá comandar o Tricolor neste sábado contra o Red Bull Bragantino, no Morumbi, às 20h (horário de Brasília), pela 15ª rodada do Brasileirão. Esta é a segunda vez que o técnico é suspenso em apenas três jogos. As repetidas advertências chamam a atenção para o temperamento do argentino, que não é novidade.
No futebol equatoriano, conhecido como El Príncipe, Zubeldía já era famoso por seu temperamento explosivo e expulsões frequentes. De acordo com o diário Olé, até fevereiro de 2023, o treinador acumulou 17 cartões vermelhos em suas passagens pelo país, divididas entre Barcelona-EQU e LDU. Em 2014, enquanto treinava a Liga de Quito, foi suspenso pela Federação Equatoriana de Futebol por seis meses por invadir o campo e questionar uma decisão de pênalti em uma partida válida pela LigaPro. Segundo o relatório da partida, Zubeldía chegou a agredir fisicamente o árbitro, o que resultou na punição. A pena foi posteriormente reduzida para três meses.
No São Paulo, Luis já recebeu seis cartões amarelos em 16 partidas no comando da equipe, o que representa uma média de quase um cartão a cada dois jogos. Em uma coletiva de imprensa após a vitória sobre o Criciúma, onde foi expulso e suspenso do jogo seguinte contra o Bahia, Zubeldía reconheceu seu temperamento explosivo. “Eu tenho um recorde. Recorde de expulsões, de cartões amarelos… Meu estafe está acostumado com minhas expulsões, mas não acredito que o desempenho da equipe dependa disso”.
Após a última punição, contra o Athletico, Zubeldía criticou os cartões amarelos recebidos. “O árbitro me puniu por entrar em campo após o primeiro e o segundo cartão. Acredito que os cartões foram exagerados. Falta um pouco de senso de futebol, sabe?”, comentou.
Enquanto o São Paulo busca a quarta vitória consecutiva no Brasileirão enfrentando o Bragantino, com Milton Cruz à beira do campo, Zubeldía irá assistir de longe, repetindo a cena que parece se tornar comum enquanto ele estiver no Morumbi. Próximos jogos do São Paulo: Red Bull Bragantino (C) – 06/07, 21h (Brasília) – Brasileirão Atlético-MG (F) – 11/07, 21h30 (Brasília) – Brasileirão Grêmio (C) – 17/07, 20h (Brasília) – Brasileirão